No Dia do Idoso a HCor traz dicas de alimentação saudável e cuidados com a saúde na prevenção de quedas

Prática de exercícios e alimentação saudável contribui na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, hipertensão arterial e diabetes.

No próximo dia 27 é comemorado o Dia do Idoso. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - existem hoje no país aproximadamente 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2025 estima-se que essa população esteja em 30 milhões de habitantes e que representarão aproximadamente 13% da população.

Com o crescimento no número de idosos no Brasil, muito se tem falado em alimentação saudável e cuidados com a saúde dessa população. Hoje há uma grande conscientização sobre a prática de atividade física na terceira idade, porém nessa fase os músculos ficam mais frágeis e por isso são comuns as quedas. “No indivíduo sedentário ocorre após os 60 anos uma importante redução da força nos membros inferiores, com diminuição da velocidade de andar e da capacidade de se defender dos desequilíbrios, aumentando a incidência das temidas quedas e fraturas, fator que representa o declínio da saúde dos idosos e marcador de grande fragilidade. O exercício bem dosado e supervisionado pode reverter esta perda de força, protegendo o idoso destes acidentes”, explica Dr. Gilson Shinzato, fisiatra do HCor – Hospital do Coração.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5 a 10% da população com idade acima de 60 anos sofre algum tipo de acidente doméstico grave. A falta de condicionamento físico também compromete a realização de tarefas simples do cotidiano como se vestir, brincar e cuidar dos netos.

Para evitar os riscos de quedas são necessários cuidados simples que facilitam a vida do idoso como: pisos antiderrapantes, corrimões, rampas de acesso, entre outros. Outro fator importante é a altura e tamanho dos móveis. Os objetos de maior uso devem estar ao alcance do idoso: cadeiras, poltronas e camas precisam ser de fácil acesso e contarem com apoios para os momentos de levantar, sentar e deitar.

O HCor conta com um moderno plano de prevenção de quedas e atua com profissionais especializados em atender pacientes com mais de 60 anos. Uma equipe de enfermagem acompanha o paciente na sua locomoção, tratamento e necessidades básicas de forma segura e sem riscos à saúde.

Porém, esses cuidados não bastam para manter a saúde do idoso. A alimentação é um dos fatores que auxiliam no controle do organismo no que diz respeito aos índices de hipertensão, diabetes, colesterol e outras doenças. Um cardápio composto de fibras, vitaminas e minerais ajudam a manter a força e o equilíbrio do idoso. Uma pessoa adulta deve ingerir em média 800mg por dia de cálcio - mineral encontrado em leites, iogurtes, feijão branco, queijos e alguns outros -. Já, acima dos 75 anos de idade, a restrição de gorduras não é definitivamente aconselhada para aqueles que são frágeis, sofreram uma redução no peso, ou tem apetite fraco.

De acordo com a nutricionista do HCor, Lílian de Carla Sant’anna: “As mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento interferem no apetite, consumo e absorção de nutrientes”. E, acrescenta: “A associação de doenças, fatores psicossociais, condições sócio-econômicas, interação entre nutrientes e medicamentos, isolamento familiar e social também estão diretamente ligadas à alimentação do público idoso. Nesses casos, o consumo de alimentos saudáveis irá auxiliar na redução das comorbidades e contribuir para o ritmo favorável de envelhecimento”.


DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA OS IDOSOS

1. Faça pelo menos três refeições maiores: café da manhã, almoço e jantar. E dois lanches saudáveis por dia (frutas, barras de cereais, iogurtes...) . Evite pular as refeições;

2. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais: arroz, milho, trigo, pães e massas, tubérculos como a batata, raízes como mandioca/macaxeira/aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições maiores e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados, e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação para tornar esses alimentos mais saudáveis;

6. Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

7. Diminua a quantidade de sal na comida;

8. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

9. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.


OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Todos os tipos de exercícios físicos; especialmente em idosos, devem ser acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar. É também muito importante a presença familiar para o auxílio na manutenção do equilíbrio e da autoconfiança. Envelhecer é um processo natural e sua ocorrência de forma saudável é essencial para a auto-estima e qualidade de vida.

Os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força são fundamentais para melhorar a sustentação muscular, o amortecimento de impactos e para reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor.

“Inicialmente os exercícios devem ser realizados somente com o peso do próprio corpo e posteriormente são acrescentados pequenos pesos, sempre com muito cuidado e supervisão. A melhora da força e da massa muscular é também importante na prevenção e tratamento de distúrbios como a osteoporose, obesidade e o diabetes”. Orienta Dr. Shinzato.

FONTE: CORPORE
O conceito de Assistência Domiciliar
Home Care é novo no Brasil e é natural
que você e seus familiares tenham várias dúvidas a respeito.
Para fugir do estresse do dia-a-dia nossa equipe de profissionais preparou algumas dicas importantes para a sua saúde.